CERVEJA – Famílias e Estilos
Famílias e Estilos de cervejas. Descubra qual sabor mais lhe agrada. Notícias
O Brasil ocupa o 17º lugar entre os países que mais consomem cerveja mundialmente. Enquanto as cervejas industriais tiveram uma queda de 20% no consumo e consequentemente na produção, as cervejas especiais tiveram alta de 36%.
Mas você
conhece os diferentes tipos de cerveja?
As cervejas se caracterizam por suas famílias e estilos. Para acabar de vez com as dúvidas vamos falar um pouco sobre cada família e estilos de cerveja. São três famílias que se diferem pelo tipo de levedura (fermento) que utilizam e sua atuação durante o processo:
Família LAGER
São as cervejas de baixa fermentação.
Na sua grande maioria são estilos de cervejas mais leves e claras, mas também temos dentro dessa família uma grande variedade de cores, aromas, potência de corpo e complexidade.
Algums exemplos de estilos da família Lager:
Pilsen: estilo de cervejas douradas, brilhantes, quem apresentam leve amargor. Estilo original
da cidade de Pilsen na Rep. Tcheca. Exemplo: Wäls Bohemian Pils (Belo Horizonte, MG).
Schwarzbier: estilo de cervejas escuras feitas a partir de maltes torrados. Possui aromas estonteantes de torrefação, que lembram chocolate, café e cacau. Apresenta baixo para médio corpo e de paladar seco ao final. Exemplo: Eisenbahn Dunkel (Blumenau, SC).
Bock: estilo de cervejas em sua maioria avermelhadas, mas temos as versões claras (Heller Bock) e também escuras (Dunkler Bock). Apresentam aromas maltados, médio corpo e teor alcoólico superior a 6,3%. Exemplo: Bierbaum Bock (Treze Tílias, SC).
Família: ALE
São as cervejas de alta fermentação.
Geralmente possuem maior corpo e de paladar frutado. Mas os seus gostos e aromas são os mais variados.
Alguns exemplos de estilos da família Ale:
Weizenbier ou Weissbier: cervejas de trigo típicas Bavária, região mais ao sul da alemanha.
Na sua grande maioria são não filtradas, mas também existem as versões filtradas e também a versão bock (Weizenbock) desse estilo. Exemplo: Colorado Appia (Ribeirão Preto, SP).
Stout: estilo de cerveja típico do Reino Unido e Irlanda, a marca mais conhecido é a irlandesa Guinness. Apresenta aromas e sabores de torrefação, e dependendo da variante do estilo (Dry Stout, Foreign Extra Stout, Oatmeal Stout, American Stout, Russian Imperial Stout)
ela pode ter baixo ou alto corpo. Exemplo: Bierland Imperial Stout (Blumenau, SC).
Dubbel: estilo típico belga, de coloração marrom, desperta aromas frutados, médio e corpo e equilibrado sabor. Exemplo: Wäls Dubbel (Belo Horizente, MG).
Família: LAMBIC
São cervejas de fermentação espontânea. De paladar bem distinto a sensação de bebê-las lembra em muito a de um vinho espumante. São originárias da região de Leembek na Bélgica.
Exemplos de Lambics:
Faro: cerveja lambic com adição de açúcar.
Geuze: blend de cervejas lambic.
Kriek: cerveja lambic com adição de cerejas durante o período de maturação em barrica.
Essas cervejas em quase sua totalidade são belgas, não sei se existem produtores nacionais fazendo essas cervejas, portanto irei citar algumas cervejarias daquele país:
Faro: Liefmanns Faro
Geuze: Geuze Boon Mariage Parfait
Kriek: Mort Subite Kriek
Outras Famílias
Famílias híbridas, que envolvem a mistura de diferentes processos.
Dentro de todas estas famílias temos uma grande variedade de estilos e dentro dos estilos uma infinidade de rótulos tanto de cervejas importadas como nacionais. Para a nossa sorte não precisamos mais ficar presos a somente um marca ou estilo de cerveja!
Bem, agora que você já conhece os
diferentes tipos de cerveja, precisa saber com quais comidas elas
mais combinam. Mas isto é assunto para o próximo post. Acompanhe!
Até mais!